quinta-feira, 7 de junho de 2012

Efeito Borboleta

                            
                                      
                          Efeito







Notícia: em 06/06/2012, um enorme pedaço de um porto destruído pelo tsunami do Japão apareceu na praia de Oregon (USA) 15 meses depois.Automaticamente liguei esse fato à materialização da comprovação do “efeito borboleta” de Edward Lorentz.
Imaginando se talvez esse pedaço de 20 metros de concreto e metal pudesse conter alguma radiação do vazamento do material das usinas... disseram que não... mas com certeza veio transportando durante todos esses meses milhares de seres de todas as regiões por onde passou. E pelo tamanho, talvez tenha impedido também outros seres a chegarem onde queriam. Esse pedaço navegante mudou o curso das vidas de todos os seres marítimos que foram impressionados fisicamente por ele.
Será que ainda causará outros efeitos ?
Eu, se fosse cineasta, já estaria escrevendo um roteiro.

Efeito Borboleta de Edward Lorentz: “
o bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez provocar um furacão no outro lado do mundo”.
Filmes sobre o tema: Corra Lola Corra de Tom Tukwer, Efeito Borboleta de Eric Bress e J. Mackye Gruber e Le Battement d'Ailes du Papillon (Happenstance) de  Laurent Firode.   

Um comentário:

  1. E por que você não escreve um roteiro?
    Não precisa seguir padrão algum. Jogue as palavras e ideias ao acaso, em narrativa direta mesmo, e depois pede ajuda ao Mr. Google ou a Ana Marina Bahiana para transformar o texto/conto em roteiro.
    O Glauber te diria hoje: um smartphone na mão e uma ideia na cabeça. Então, go ahead, do it. :)

    ResponderExcluir