quinta-feira, 19 de janeiro de 2012


EU USO ÓCULOS -0-0-¬

Um olho procura distâncias, paisagens, outro fixa detalhes, encara - hipermetrope/míope.
Eu uso óculos desde quando aprendi a ler. Sim, porque para saber que você precisa de óculos tem que tentar ler umas letrinhas miúdas que colocam numa projeção na parede a quilômetros de distância de você.
Continuando...
Minha professora ao perceber que minha absoluta concentração no quadro negro não tinha nada a ver com dedicação, pediu à minha mãe que me levasse a um oftalmo (agora é chique falar assim).
Enfim ganhei meu primeiro par de óculos.
Ao mesmo tempo, adquiri a mania de deixá-los cair constantemente ao chão.
Vim de uma família cheia de filhos, com orçamento apertado, e a cada vez que os quebrava era um Deus nos acuda. Vendo o olhar irado do meu pai, minha mãe negociava rapidinho um castigo para que eu não morresse jovem.
E assim fui crescendo e quebrando óculos.
Aí surgiram as lentes de contato. No primeiro par, perdi uma dentro de um salão coalhado de gente. Quase desisti delas...muito mais caras que os óculos, mas como já tinha um emprego, conseguia parcelar minha visão.
Muitos anos depois, veio o milagre! Surgiu a operação de cura da miopia. O plano de saúde financiando, corri para a fila.
Aposentei óculos, lentes... por dez longos anos...
E um dia vendo uma peça de teatro, numa cena na penumbra, minha amiga me chamou a atenção para uma atriz perto de uma cadeira.
Eu: que atriz? Que cadeira? A reação penalizada da minha amiga me levou a constatar que minha visão estava péssima.
Lá fui eu ler letrinhas novamente... e saí com uma receita de óculos. Sim, porque devido à operação nas minhas córneas, não podia mais usar lentes de contato.
Depois de horas na loja, escolhi um pra perto, um pra longe e um com lentes escuras com grau, claro.  Pedi urgência, queria voltar a ver tudo desembaçado de novo.
Ah, esqueci de dizer: fiquei míope do olho direito e hipermetrope do olho esquerdo (consequência da cirurgia).
E assim, voltei a usar óculos. E gosto!
A diferença? Continuo a deixá-los cair ao chão insistentemente, só que eles não se quebram mais.  As lentas são praticamente indestrutíveis.
Logo agora que posso comprar quantos óculos eu quiser.
É... a vida tem dessas.