segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

UFC – TÔ FORA!

Você sabe o que é UFC? É a abreviatura para "Ultimate Fighting Championship" ou Campeonato de Luta Final. Confesso que tive que procurar no Google logo que começou  a aparecer esta sigla em tudo que é rede social.

E por que resolvi escrever sobre isso?  Porque fiquei horrorizada ao descobrir o que era. Uma luta sangrenta, violenta e com uma platéia que grita comemorando mesmo presenciando o massacre de um ou de ambos lutadores.

Luta=agressão  - não é esporte!

E pra ilustrar esse meu comentário, um “atleta” quebrou, esta semana, o braço do “Minotauro” em uma luta de UFC em Toronto.





Ninguém pode gostar de ver estas imagens...

Qual é a diferença entre as barbáries das lutas no Coliseum de Roma e estas de UFC que acontecem nos canais de TV ? A única diferença é que em vez de Nero decidindo com o polegar quem vive, tem um juiz que impede que o outro lutador mate o oponente  (às vezes ele não consegue).

E resolvi também colocar esse vídeo do “atleta”  norte-americano Frank Mir quebrando o braço do outro “atleta” brasileiro Rodrigo "Minotauro" no UFC em Toronto no Canadá.
Desculpem-me o horror das cenas para quem abomina isso. Vamos analisar as cenas: reparem que ele só não arranca o braço do brasileiro (e poderia ser de qualquer outra nacionalidade, viu?) porque o juiz não deixa (e claro que ele ouviu e sentiu quando o osso quebrou)! Ah, eu estou sendo macabra? Não, eu simplesmente copiei e colei o vídeo (cortando um bocado de cenas). E o norte-americano em momento algum se vira pra saber como está o seu oponente – ele simplesmente se limita a comemorar.

Eu não vou pedir a você que não veja ou não divulgue este tipo de “esporte”.

Mas  peço-lhe que não leve, ou incentive, seu filho, seu sobrinho, seu afilhado, a ver e a gostar desse tipo de cena. Que pelo menos essa juventude que vem por aí tenha outro tipo de gosto.

Ou a gente evolui ou a gente evolui.

10 comentários:

  1. Luta é um dos esportes mais seguros de se praticar! Compare as lesões que acontecem nos outros esportes com lutas. Você deve ser contra o futebol e uma penca de esportes também. Não podemos esquecer que o lutador Minotauro teve seu braço quebrado por não querer desistir da luta, estava com a chave encaixada era só se entregar. Lesões desse tipo são excessão nesse esporte, mas acontecem em qualquer esporte. No boxe acontecem muito mais lesões que no mma. No mma nunca morreu nenhum competidor, já no boxe aconteceram mortes. São os riscos de qualquer esporte, lutas, futebol, esportes radicais, etc...Airton Senna não morreu numa corrida de F1? Obviamente, ninguem gosta de ver cenas assim.
    Somos livres para superar nossos limites e desafios. E tambem não gosta, não assiste e pronto. Ninguem é obrigado a assistir nem de participar.

    ResponderExcluir
  2. Sou praticante de Jiu-Jitsu a 5 anos o golpe aplicado e chamado Kimura , bom em primeiro lugar não foi Frank Mir que quebrou o ombro do Nogueira , na luta de solo você tem a chance de desistir do combate ''chamado os 3 tapinhas'' , Frank Mir a obrigação dele era ganhar a luta , sendo assim finalizando o seu adversário , Nogueira como um atleta forte e duro não desistiu assim ocorrendo o fato! Agora você como leigo no esporte tem a sua opinião , mas nunca descrimine as artes marciais !

    ResponderExcluir
  3. Você, dona do blog, tem razão e a comparação com as bizarrices dos tempos antigos é muito pertinente. Agressão como forma de entrenimento é um verdadeiro atraso mental e estimula sim, ainda que inconscientemente, a violência fora dos ringues. Pior ainda é uma criança começar a ver isso e passar a considerar como algo "natural"... Acorda povo, somos racionais o suficiente para criarmos opções mais inteligentes de entrenimento. Deixem de ser alienados ao show e de quererem se achar os fortes porque ficam idolatrando essas coisas p/ depois "fazer graça" na roda de amigos.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho errônea a sua atitude de criticar tal evento, mas sou a favor da liberdade de expressão... (tanto para você, quanto para mim)
    mas vamos lá!
    Eu adoro UFC, desde os primórdios do evento, tenho estudo suficiente para diferenciar o que é barbárie do que é esporte. A solução para pessoas que tem horror a tais cenas é bastante simples: Pega o seu controle remoto e troca de canal... Viu! É fácil!
    Agora, os profissionais da área são extremamente capacitados e ciente dos riscos, nenhum leigo adentra o octógono.
    O UFC quando passou no RJ, movimentou a área de turismo em 55 milhões de reais, mais do que qualquer dia de Rock in Rio.
    Crianças quebram os pés jogando bola... Normal, né?
    O Minotauro deslocou o ombro... OH! Que horrível, que brutal...
    Santa hipocrisia hein!
    Quer opção mais "inteligente" de diversão? Troca de canal...

    ResponderExcluir
  5. Cara claro que o ufc é esporte os caras lutam ali por que eles querem ! eles sabem muito bem os riscos que eles correm se vc não gosta de ufc simplesmente não assista o que vc falou ai não faz nenhum sentido, o mundo teve dias piores em que os homens eram raptados para serem gladiadores e morrer pra agradar os outros mas no ufc eles fazem isso por que gostam ! no caso do vídeo a culpa foi do juiz que não parou a luta ! Embora o frank tenha exagerado no golpe a responsabilidade era do juiz !

    ResponderExcluir
  6. Pra começar vc nao sabia nem o que significava a
    palavra,é sim um espote e um dos melhores
    na realidade o brasil tem muito potencial nesse tipo de esporte so precisa abri mais a mente por que existem muitos que como vc tem a mente fechada pra esse tipo de esporte

    ResponderExcluir
  7. essa mulher naum entende nada de esportes ' UFC e concerteza um espoortee ' pra subirem no octognoo os atletas treinam bastante e se preparaam meses paraa lutaar ' eles sabem de todos os riscos de pode ocorrer la em cimaa ' e naum venha me dizer oque fazer ou naum com meus filhos ' que alem de ver meu filho vai particar artes marciais ' ele tem 6 meses quando chegar na idade certa vou coloca-lo na mesma academia que eu treinooo ' :D vaa pra tras de um fogão ou de uma maquina de lavaar ' e o melhor que vooc faaz :D:D

    ResponderExcluir
  8. Ou todo mundo se chama anônimo agora, ou os defensores do tal "esporte" não tem coragem de se identificar! Qual a resposta correta?

    ResponderExcluir
  9. Você acha que lutar é a mesma coisa que brigar, porém com regras?

    A briga desumaniza o outro e pode até matá-lo. Já na luta, as intenções do outro são consideradas - sua proposta combativa e suas habilidades, enfim, sua meta de vencer. Na luta, o desenvolvimento passa pelo contato com a raiva, a frustração, o orgulho, a determinação e a fraqueza. Daí também a luta não ser apenas com o outro, mas consigo mesmo, num combate contra as próprias limitações, sobretudo, contra o próprio orgulho. A briga desumaniza, a luta não!

    ResponderExcluir